quinta-feira, agosto 12, 2004

Descentralizar é vencer

Comentando a instalação em Faro do dr. Carlos Martins, secretário de Estado do Turismo, o ministro da tutela afirmou tratar-se de “uma realidade de enorme lucro.” Para o Algarve, presume-se.
À primeira vista, parece brincadeira. Ainda por cima de mau gosto, dada a crise que a região atravessa. Calma: vê melhor quem vê mais longe, e as pessoas atentas sabem que na Inglaterra e na Holanda, na Alemanha e na Suécia as agências de viagens fervilham com pedidos de reserva para o Algarve em Setembro, altura em que o dr. Carlos Martins estará definitivamente instalado.
Otto Walter, 62 anos, subgerente de uma companhia de charters de Colónia, e que não se quis identificar, confessou à Lusa: “Nunca vi nada assim. A procura é tal que tivemos de alugar aviões sem tripulação. Eu próprio irei pilotar dois ou três até Faro.”
Em Estocolmo, milhares de turistas excitadíssimos confundiram a ilha de Faro com a ilha de Faro e desataram a remar para esta última, no Báltico, o que motivou uma queixa de Ingmar Bergman, um dos seus raros residentes e uma apoplexia nervosa a Sven Andersson-Anderssen, proprietário de um mini-mercado local: “Estou felicíssimo. Há trinta e dois anos que o sr. Bergman era o nosso único cliente. Aparece por aí às quintas, leva 150 gramas de arenque fatiado e só. Agora as coisas vão mudar. Agorinha mesmo vendi a um casal gay meio quilo de arenque fresco, duas latas de arenque em conserva e um frasco de arenque em escabeche. Qualquer dia aposto nas renas. Estou felicíssimo, como aliás já tinha dito.”
Mas é em Londres que a loucura em volta de Faro atinge o auge, com filas intermináveis à porta dos operadores turísticos. Steve Footprint, um bancário de 32 anos, morador em Brixton, apesar de não ter conseguido o ambicionado voo, não esmoreceu e continua exultante: “Nem a Tate Modern possui uma instalação tão arrojada. Parto com a minha família para Portugal logo que o mecânico me troque os pistons ao Rover.”Aos interessados, informa-se que o secretário de Estado do Turismo poderá ser visto na Escola Superior de Hotelaria e Turismo, um moderno edifício no centro de Faro, a partir do final deste mês. O preço do ingresso não foi ainda anunciado. Aconselha-se calçado confortável, devido às previsíveis demoras no acesso. Avisa-se também que será estritamente proibido dar comida ao governante.