domingo, agosto 08, 2004

Lupi

Madonnas e Offices passados, enfim eu e a Charlotte estamos de acordo sobre uma verdade essencial : Lupicínio Rodrigues. A respeito, vou dizer só uma coisinha: é muito triste e é muito injusto que uma pessoa cresça, envelheça e morra sem ter tido a oportunidade de amar a obra desse génio absoluto da música popular, no Brasil e no mundo.
Quase toda a gente conhecerá "Felicidade", versão de Caetano, ou "Vingança", sublime versão de Amália. Alguns sabem de Jamelão, principal intérprete de LR (algo "carregado" para o meu gosto). Mas vital é ouvir Lupicínio cantar Lupicínio, benesse rara porém disponível em CD naquelas promoções dos sebos do Rio e São Paulo e , com sorte, nas lojas "correntes" (exemplo: "Enciclopédia da Música Popular Brasileira - Vol. 7").
Bibliografia? Além de inúmeras referências dispersas, há uma espécie de tese - "Melodia e Sintonia em LR" (ed. Bertrand Brasil) -, que tenho e não recomendo. Que eu saiba, na falta de melhor na net, para iniciantes os sites que a Charlotte recomenda são óptimos. Para iniciados, não se pode pedir mais que esta entrevista do Pasquim. Mas procurem os discos e ouçam. Pela vossa saudinha.